sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ESPANHA

Mediante a pedidos de um pessoal que vai para lá agora, falaremos da Espanha. E pra começar, nada melhor do que a querida capital: Madrid.


MADRID
Madrid encanta. Ritmo frenético, boemia sem igual, pessoas simpáticas, museus com quadros renomados, parques arborizados por toda cidade, estilo de vida fenomenal. Assim é Madrid. Difícil não se apaixonar nos primeiros minutos.


COMO CHEGAR
Se você não é o Eike Batista, muito provavelmente chegará a Madrid de avião, ônibus ou trem.


Avião
O aeroporto oficial de Madrid é Barajas. Ele é bem grande, lotado de esteiras rolantes e apesar de ser bem sinalizado, ás vezes você leva um tempinho até chegar e/ou sair do check in. Por isso, reserve uns bons minutos a mais para sua epopéia lá dentro.

A linha 8 do metrô une a estação de Novos Ministérios aos terminais do aeroporto em mais ou menos meia hora. De novo, como você estará na Espanha e não na Suíça ou Alemanha, vale contar com um tempo a mais para imprevistos.

Para entrar ou sair do metrô diretamente no aeroporto é preciso pagar um suplemento de 1 euro que pode ser comprado nas máquinas ao lado das portas de passagem do metrô.


Ônibus
Chegam e saem, em sua maioria, da estação de metrô Mendez Alvaro (Estación Sur de Autobuses), com fácil ligação ao centro da cidade e tem como destino o Sul da Espanha. Companhias como a Alsa (www.alsa.es), vão para Sevilla, Granada, entre outras no sul da Espanha. 
As passagens você compra online, ás vezes com preços melhores e promoções que, na maioria das vezes, não permitem mudança de itinerário ou de horário (ATENÇÃO) ou no próprio guichê caso haja vagas disponíveis. Se você vai no verão ou primavera, melhor garantir antes. 


Trem
Os trens na Espanha costumam ser muito rápidos e seu preço, proporcional a rapidez. Compre com muita antecedência ou corre o risco de ter de pegar ônibus, geralmente mais lentos e muito mais baratos.
Vindo do norte, geralmente chega-se na Estação Chamartin. Leva-se 5h para San Sebástian, 11h para Bilbao.
Já chegando desde o sul, você desembarca na Estação Atocha, perto do Passeo do Prado, um dos lugares mais bonitos para se caminhar em Madrid, além de todos os famosos museus da cidade.




QUANTIDADE DE DIAS PARA CONHECER A CIDADE 
Acredito que o ideal para ficar na cidade é de pelo menos 3 dias para conhecer os locais turísticos. Acrescente um a mais, considerando que você VAI sair pelo menos um dia para comer tapas e/ou baladear pela cidade e, como a maioria dos seus habitantes, vai acabar acordando tarde. E mais ou 2 para conhecer as cidadezinhas lindas que rodeiam a cidade.


A CIDADE

                                                  Puerta del Sol - Marco zero da cidade
                                           
A Puerta del Sol é o centro da cidade. Possui uma estação de metrô homônima e dificilmente você encontra algum madrileño por aí durante o dia. É o lugar mais turístico e cheio de Madrid. Então, ojo na carteira antes que tenha mais gente com ela na mão do que você. Aqui você encontra lojas, principalmente de souvenires, a FNAC a poucos metros, o Oso y el Madroño, o ursinho que virou mascote da cidade e seguindo para frente, restaurantes dos mais diversos tipos.

                                                          Estátua Oso y el Madroño

Recomendo o Cien Montaditos, dica de uma amiga que lá morava (valeu, Nalu) . Você escolhe o sanduíche/canapé que deseja e paga por unidade. Lota muito nas quarta-feiras, dia dos estudantes, quando qualquer 1 é 1 euro. Se você é chegado em coisas doces, tome o tinto de verano, um vinho tinto que está mais para groselha/sangria que qualquer coisa.
Por esta avenida você chega na Plaza Mayor, um lugar cercado por restaurantes turísticos e carérrimos, uma feirinha, a


PARA BEBER
Além dos tradicionais e deliciosos vinhos espanhóis que podem ser encontrados em qualquer supermercado a preços que fazem você pensar em comprar uma adega, há 3 bebidas famosas na cidade: a Cava, uma champagne deles que se assemelha a Sidra Cereser, a Sidra (nada de Cereser) que é super tradicional e possui um modo especial de ser tirada dos barris, tendo até especialistas que realizam demonstrações nas casas voltadas somente para isso e o já citado Tinto de Verano, uma bebida doce, geralmente tomada nos dias quentes (e ponha quente nisso) de Madrid. 
Uma sidreria que recomendamos é a La Creación, local rústico, mas com uma comida e bebida incomparáveis. Ficando amigo dos garçons, até aprender a tirar a sidra do modo correto você pode. http://11870.com/pro/sidreria-la-creacion




PONTOS TURÍSTICOS

Palácio Real
Você acha besteira gastar dinheiro vendo castelos e aquela velharada toda? Então, VÁ. Sério. Se tivesse que escolher 2 castelos no mundo todo para conhecer, eles seriam este e o de Versailles. Certeza. A beleza e a majestade do lugar é incomparável. Os reis espanhóis, que agora vivem em outro local aos arredores de Madrid, tinha extremo bom gosto e não economizavam. Nada.
 
Museo Reina Sofia  
Em frente a Estação Atocha do metrô (sim, aquela que sofreu um atentado há alguns anos)
Fecha de terça-feira e apesar da maioria dos guias dizer que fica aberta até as 21h, melhor sempre confirmar no site, pois vivem mudando de acordo com o tempo, dia, bom-humor dos empregos e por aí vai.
É lá que se encontra o quadro Guernica, de Pablo Picasso. Diferente da Mona Lisa que apresenta uma escala que deixa a desejar, aqui o viajante fica embasbacado com o tamanho e o trabalho realizado por Picasso nesta pintura. Ela remete ao bombardeio da cidade basca em 1937. Vale só por este quadro. Mas o resto do acervo também é imperdível. Reserve umas belas 3 a 4 horas para ver tudo com calma.

 
Museo do Prado
Fecha as segundas-feiras.
Aqui você encontra As Meninas, de Velazques


                                                                     Museo del Prado




MERCADOS
Mercado de San Miguel
Numa das saídas da Plaza Mayor, você encontra este espaço, repleto de lugares de tapas e de cavas. Aproveite para comer bem e encher a cara da bebida que quiser a preços razoáveis em comparação a Plaza Mayor. A azaração até rola entre uma champagne e outra e, principalmente, entre uma espera e outra. Apesar da simpatia das pessoas nas ruas, os trabalhadores não estão muito feliz de estarem perdendo a siesta e os seus tapitas e demoram absurdos para te entregar o pedido. Esteja preparado.


Mercado Rastro
Parecido com a Benedito Calixto em São Paulo ou a Feira de Icaraí no RJ, você encontra de tudo nesta tradicional feira de domingos. Literalmente, as pessoas colocam as coisas delas em caixas e vendem o que estiverem a fim. Deste o telefone da avó até as meias do nenê, você encontra lá. Roupas alternativos, eletrônicos usados, chapéus, tudo e mais um pouco. Mais uma vez, cuidado com a carteira para não ter de comprá-la em algum dos lugares mais tarde.


                                     El Rastro no verão: Loucura, loucura, loucura.


BALADAS
Uma boa fonte de informações é o Guia do Ócio :  http://www.guiadelocio.com/madrid. Melhor fonte de informação ainda será o jornaleiro que rirá da sua cara e te perguntará de onde você vem, já que só turistas costumam pedir este guia nos locais onde provavelmente você pedirá. Engate uma conversa com ele e já antecipe a lista dos locais que quer ir (ou não) a noite.
Os botecos abrem cerca de 20h da noite (sendo que no verão ainda está começando a anoitecer) e as discotecas um pouco depois da meia-noite. 
Os madrileños aproveitam para fazer um esquenta comendo os tradicionais tapas que acompanham cada bebida que você toma. Atenção para as quarta-feiras, dia voltado aos estudantes, quando em muitos lugares é possível tomar um copo de cerveja a 1 euro e comer à vontade. 
As zonas mais famosas para sair são os bairros de Huertas e Chueca, sendo este último um bairro super liberal, com grande frequência gay.
Malasañas é mais afastada do centro da cidade (que é bem pequena em relação a maioria das cidades brasileiras) e apresenta a maioria das noites rockers e de estudantes de Madrid. Equivaleria a 13 de Maio de São Paulo, a Casa da Matriz e suas filiais em Botafogo no Rio de Janeiro ou ainda ao Empório em Curitiba. Bares fuleiros, Creedence e Guns n' Roses na caixa e cerveja a preços melhores que nos demais lugares da cidade são os atrativos da região.
Na Praça Santa Ana você encontra dezenas de bares que não cobram entrada e danceterias meia-bocas, também de graça, que acabam sendo um programa divertido (e bem barato devido a quantidade de promoters na porta) para quem está em turma ou não se liga tanto em lugares da moda. O Café Central sempre apresenta bandas de jazz revelação e um ambiente apertado, mas ao mesmo tempo aconchegante.


As discotecas mais famosas são:
Kapital
Calle de Atocha, 125
www.grupo-kapital.com
Metrô: Atocha
Horário de funcionamento: de quinta a domingo, das 23h30 às 5h30.
Um dos maiores clubes da Espanha e certamente o maior de Madrid. Música eletrônica, diversas idades e os bouncers (vulgo tiozinhos da porta) mais chatos e mal-humorados do universo. 


Pachá
Calle da Barceló, 11
www.pacha-madrid.com
Metrô: Tribunal
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 23h às 5h.





Joy-Eslava
Calle del Arenal, 11
www.joy-eslava.com
Metrô: Sol
Horário de funcionamento: diariamente, das 23h30 às 6h.




FLAMENCO
Apesar de muitos falarem inúmeras vezes que um show de flamenco na capital espanhola é imperdível, eu passaria o passeio. Costumam ser caros, exagerados, a la "Mulaaata maluka" no Brasil. Tem sim, alguns lugares mais simples e típicos, onde a galera da cidade vai ser divertir e fingir que sabe dançar enquanto um grupo, geralmente cigano, apresenta-se. 




EVENTOS
Setembro: 
Noche blanca - Algo que se assemelha a nossa Virada Cultural (evento onde há atrações 24 horas espalhadas pela cidade e todos os museus ficam abertos a noite inteira para visitação).

Dezembro:
Noche vieja - O reveillon em Madrid é bem diferente do nosso. Com uma temperatura ainda superior às demais cidades da Europa, o clima fica em torno de 5 a -5ºC. A neve é um elemento comum, gerando vários problemas, uma vez que a cidade não está acostumada e nem tem estrutura para tanto. As pessoas se vestem com roupas pretas em sua maioria e todas dirigem-se para a Puerta del Sol para comer as tradicionais 7 uvas, fazendo um desejo para cada uma. Quando soam as 12 badaladas há uma queima de fogos e, em seguida, todos correm para um lugar mais quente. Geralmente, uma balada como a Pachá, Joy-Eslava ou Kapital, as quais apresentam atrações fenomenais e preços mais surpreendentes ainda. Reserve o seu o quanto antes para não acabar no quarto do hotel.


DICAS
Você vai ouvir falar muito do AVE - o trem bala que liga Madrid a Barcelona. Sim, ele é muito, mas muito rápido mesmo. Mas esta é a mesma velocidade que seu dinheiro sumirá se você não marcar com uma antecedência muito razoável. Compensa mais um vôo da Spanair www.spanair.es ou, se tiver tempo, saco e físico sobrando, pegue o ônibus que custa cerca de 30 euros, dura aproximadamente 10 horas e não reiclina um centímetro.


  var _gaq = _gaq || [];
  _gaq.push(['_setAccount', 'UA-20614608-1']);
  _gaq.push(['_trackPageview']);

  (function() {
    var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true;
    ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js';
    var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s);
  })();

</script>

Nenhum comentário:

Postar um comentário