quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ALBERGUES / HOSTELS



Segundo a Wikipedia, os albergues são meios de hospedagem de baixo custo em comparação com os meios de hospedagem tradicionais, tais quais pousadas e hotéis. 
Primeiramente voltados ao público estudantil em suas viagens de férias ou pesquisa de campo, este tipo de hospedagem vem se difundindo cada vez mais e não só entre mochileiros de carteirinha e jovens. É uma opção principalmente entre as pessoas que querem otimizar os seus custos e/ou estão viajando sozinhas e buscam locais onde podem socializar e arranjar companheiros de viagem.
A origem deste post é a pergunta de uma amiga por e-mail hoje: quais os melhores albergues para se hospedar nos destinos mais famosos. 
Começaremos por Roma e Berlin, que possuem uma boa gama de opções e que, com certeza, farão você perder seu precioso tempo para decidir.

ROMA
Ficar próximo ao Termini pode parecer perigoso à primeira vista. Mas a facilidade de acesso a TODOS os lugares de Roma e a proximidade das grandes atrações, torna a localização em tentadora. Escolha um albergue bacana da região, faça novos amigos e esqueça o trânsito e a confusão que poderá encontrar por ali.


Alessandro Palace Bar & Hostel 
www.hostelsalessandro.com/
Via Vicenza 42
00185 Rome, Italy
Local ótimo para socialização e bem centralizado. Fica há uns 7 minutos andando da estação central (Termini). É bem conhecido e, por isso, se você está em um grupo ou com mais um ou duas pessoas, vale reservar antes. Se for na época do verão, a reserva é praticamente obrigatória ou você será obrigado a se hospedar em alguma das espeluncas que ficam por ali perto. E bota espelunca nisso. Sempre dê uma olhada no local antes de decidir onde ficar em Roma. Sério. 
O hostel possui um bar, onde todos se conhecem em alguns minutos (e algumas cervejas não-italianas, graças aos céus). Os preços são geralmente mais baixos do que nos outros bares. Dependendo da época, ás 20h você pode jantar diversos tipos de pizza gratuitamente. E por isso, as filas ficam enormes. Garanta a sua chegando cedo. 

O café da manhã está incluso e não é super bem servido, mas mata a fome com cereais, sucos e pães. Roupas de cama inclusas e toalha para alugar. 30 minutos de internet gratuito por dia.
De 20 euros (quarto coletivo com 8 camas) a 30 euros (quarto coletivo com 3 camas).

BERLIN
Apesar de Berlin ter várias atrações umas próximas às outras, sempre é bom ficar próximo a uma estação de metrô. Provavelmente os locais para onde você sairá durante o dia, serão diferentes de onde sairá durante a noite. Não importa, goste você ou não de balada, bar, restaurante, vernissagesn, Berlin fará você gostar de tudo isso e desejar mais e mais.  E é bom estar preparado e próximo para aproveitar uma das melhores noites européias e do mundo.
Existem outras opções em outros bairros (Aliás, existem MUITAS opções de albergues em Berlin), mas MITTE é MITTE. O meio de tudo, a parte da cidade que mais cresce atualmente na Berlin pós-muro, um lugar de alma socialista e de tendências cada vez mais moderna que apresenta alternativas de tudo que é tipo para tudo que é tipo de alternativo.

1 - Circus Hostel 
http://www.circus-berlin.de/
Weinbergsweg 1a
10119 Berlin
Situado ao lado da estação de metrô Rosenthaler Platz, com um ponto de ônibus há uns 100 metros e o tram  (trem de superfície semelhantes ao nosso trolibus) em frente. Fica aproximadamente a 15 minutos andando de Alexanderplatz (o centro da cidade e um dos locais onde você encontra várias atrações, shoppings e restaurantes), 10 minutos de Hacksher Markt (um dos lugares com alma artista e consumista da cidade - meninas, a H&M e a MAC ficam lado a lado aqui-  além de uma feirinha incrível às quintas-feiras e um cinema alternativo) e próximo de inúmeros bares, restaurantes e lugares descolados que você VAI querer conhecer.
Possui um bar no porão bem bacana por sinal, o Goldman's Bar, onde o pessoal costuma começar a beber antes de sair à noite e onde ganha-se uma cerveja de graça nas segundas e terças. Conta ainda com um café, frequentado pelos hóspedes e pelos locais, na calçada. Na frente tem um turcones 24 horas com um kebab fenomenal para matar sua fome quando quiser. Do outro lado da rua tem um fast food de Currywurst que não tem nada a ver com a receita original berlinesca (fuja) e dezenas de opções de bares e restaurantes.
Os valores dos quartos começam com 19 euros/dia (quarto com 8 camas). O quarto duplo custa 28 euros por pessoa. Não há descontos especiais para quem fica mais tempo. (Porque se você puder, você vai ficar mais tempo, certeza). Tem wi-fi no hostel todo. Há 3 tipos diferentes de café-da-manhã, todos pagos com valores entre 2 e 3 euros. Comprando os mesmo itens na conveniência 24 horas da frente você paga bem menos que este valor. Isso sem contar nas inúmeras outras opções ao redor do hostel.
Possui calefação central e chuveiros quentes (essenciais para sobreviver na gelada Berlin). É possível fazer chamadas de Skype gratuitas, recarregar câmeras, celulares e afins na recepção e queimar um CD com suas fotos. Pode-se também alugar uma bike por 12 euros pelo primeiro dia e 10 para o segundo em diante.
O site é bem bacana e dá dicas para quem quer ficar mais tempo, que como eu falei, é bem mais do que comum. :)


2 - WOMBATS
Alte Schönhauserstr.2,
10119 Berlin, Germany
Fone: 49/30/84710820
http://www.wombats-hostels.com
Wombats é uma rede de hostels (albergues) que vem crescendo bastante na Europa. Eles possuem 2 unidades em Vienna, uma em Munique e outra em Berlin. A de Berlin tem uma ótima localização. Fica em MITTE, em frente ao metrô Rosa Luxemburg (linha 2), a uns 5 minutos andando de 2 supermercados e de baladas como o White Trash e o Kaffee Burger, já citado anteriormente. A localização não difere taanto do Circus, pois fica há uns 10/15 minutos andando de lá. Logo, as dicas de restaurantes e afins acima são mantidas.
Você recebe um drink ao chegar, possui wi-fi, roupa de cama, lockers, bar e serviços de lavanderia e internet.
O site tem versão em português e é tão explicadinho que é melhor dar uma olhada por lá mesmo como chegar no local: http://www.wombats-hostels.com/pt/berlim/como-chegar/ e os preços variam de acordo com a estação, então melhor conferir lá também: http://www.wombats-hostels.com/pt/berlim/precos-e-servicos/
O buffet da manhã custa cerca de 4 euros e tem cozinha. 
Ótimo para socialização e para sair para balada devido a localização privilegiada. Se estiver por aí na noite de Halloween, reúna os amigos do hostel e vá para o White Trash. É fenomenal nesta noite. Playcenter, Hopi Hari e qualquer outros parques ficam no chinelo.




FALTA DE OPÇÃO
Estou no perregue, não tenho 20 euros por dia para pagar num hostel bacana. Vou dormir debaixo da ponte do Hacksher Markt?
Não, não vai. Como falamos anteriormente, há inúmeras opções em Berlin. Um lugar meia boca, mas com preços justos (justos para quem está de mochila e sem 1 euro no bolso porque é MUITO BARATO rs)  e ótima localização é o Aloha Hostel.

3 - HOSTEL ALOHA
Torstrasse 60 - 3º andar de longas escadas
Berlin-Mitte
www.hostelaloha.com
Sim, o site é mequetrefe e o albergue realmente é feito para quem não tem onde dormir ou só quer uma cama para dormir e nada de socialização. Ele fica ao lado do Kaffee Burger, uma dos bares/baladas bem conhecidos de Mitte que existe desde a época da DDR (a parte socialista quando Berlin ainda era dividida em 2). E com diárias entre 9 e 13 euros por dia, você acha que não se pode esperar muito? Qualquer um acharia até descobrir que possui café da manhã gratuito, wi-fi grátis em todo o albergue, roupa de cama inclusa na diária, lavandaria por 5 euros (lavagem+secagem+sabão), aluguel de toalha por 3 euros e de armário também por 3 euros, sendo os dois últimos por todo tempo que durar sua hospedagem. Você deve obrigatoriamente fazer sua reserva pelo site antes. Legal que no mesmo site eles enfatizam que eles construíram o lugar voltado para jovens e que fica no terceiro andar. Força no braço para carregar a mochila e se você é cadeirante, patricinha/playboy com 2 malas louis vitton de 30 kilos cada ou não pode subir escadas, desista. A subida é realmente puxada. 

E este é um pedido de coração: Escolham um destes e APROVEITEM MUITO BERLIN POR MIM, porque é uma das cidades mais fenômenais do mundo.

Logo, serão postadas mais dicas sobre mais destinos. Aguardem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário