quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

BUENOS AIRES

Saindo um pouco das informações sobre albergues, hoje comentaremos sobre Buenos Aires. Como as dicas foram pedidas por uma amiga, a Bia, elas serão voltadas mais ao público feminino. Desculpem-me, moçoilos, mas logo logo, faremos um post com informações mais voltadas para vocês.




Se você não é estrangeiro, certamente sabe que Buenos Aires é a capital da Argentina e não do Brasil. O dinheiro utilizado é o Peso Argentino, muito desvalorizado atualmente e que custa praticamente metade do real e 1/4 do dólar. Ou seja, um destino especial para você fazer a festa em todos os quesitos possíveis: turistagem, compras, baladas, roteiro gastronômico. Aqui tem tudo e muito mais. Por um preço sem igual.

COMO IR
De avião, por favor. A menos que você seja muito, mas muito aventureiro mesmo e queira passar 35 horas dentro do ônibus (desde São Paulo, por exemplo) e pagar praticamente a mesma quantia. 
As melhores tarifas costumam da Lan (www.lanchile.com), mas a Gol, Tam e diversas outras companhias costumam fazer promoções incríveis onde se é possível pagar a partir de 200 dólares ida e volta.


O QUE LEVAR

- RG Original
É possível viajar para qualquer país do Mercosul apresentando somente o RG. A menos que você faça questão de ter um carimbinho no passaporte, é muito mais prático, fácil e seguro, viajar só com o RG. Mas ele tem que estar em OTIMO ESTADO, senão não vão deixar você embarcar.
- Tenis e sapatos confortáveis, sem salto.
Buenos Aires é uma cidade onde se anda muito.  As calçadas tem o mesmo tamanho e apesar do transporte ser bom e barato, é uma delícia caminhar nas ruas da cidade e ver as pessoas, as construções, os contrastes do antigo com o moderno. Para as baladas, dificilmente as pessoas saem de salto também. Opte pelo conforto.
- Um casaco
Esta dica tem um patrocínio exclusivo da sua mãe. Não, sério, sempre rola um friozinho no fim do dia. Independente da época do ano, um casaco sempre vai bem.
- Dólares
O dólar geralmente é bem cotado na terra do tango, assim como o real. Ou seja, não troque NADA de dinheiro aqui no Brasil. Aproveite que o dólar está em queda, leve dólares e troque no aeroporto. Explicaremos melhor a seguir.


O QUE NÃO LEVAR

- Shampoo, condicionador, hidratante, maquiagem e perfume 
Não, não. A idéia não é ficar porquinho na capital argentina. Mas é TÃO BARATO comprar as coisas por lá que você vai preferir reservar espaço na mala pra isso. Compre seu Victoria Secret favorito no Free Shop de ida e os perfumes no Free Shop de Buenos Aires. Lá os preços também são em dólar, lógico, mas como o peso está desvalorizado, são menos dólares por produto e taxa 0. 
- Salto/ roupas chiques demais
A questão do salto já foi explicada e tirando algum show de tango ou afins que você vá, um vestido preto ou uma camisa com calça jeans no caso dos rapazes, dá conta do recado.



CHEGUEI NO AEROPORTO EZEIZA. E AGORA?

- Guarde o comprovante de entrada na Argentina na carteira.
Depois de passar pela imigração e entregar o papel que pedem para você preencher, você responderá 3 ou 4 perguntinhas bestas que com qualquer portunhol dá para se virar. Eles te darão um papel de saída e você deverá apresentá-lo no momento de pegar o avião de volta. Guarde isso num lugar que você lembrará e não perderá PELOAMORDEDEUS porque senão tem uma burocracia absurda a seguir na saída do país além de uma multa que acredito que seja entre 60 e 80 pesos.
- Comprinhas no Duty Free
- Trocar $$$
 Depois de fazer as clássicas comprinhas no DutyFree e pegar a mala, a primeira coisa a fazer é trocar dinheiro. Saia pela primeira porta e vire a direita. Você verá uma fila de pessoas e é ali que você fará a troca: no Banco Nacional de La Nación Argentina. Tem lugares até mais baratos pra fazer isso no microcentro, mas você não vai querer gastar tempo lá (a menos que tenha um mes em Buenos Aires) e nem correr o risco de ficar andando com tanto cash assim. Troque seus dolares e um pouco de real, o suficiente para não sobrar nem faltar. Na capital argentina nem sempre se aceita cartão. Por isso, o ideal é levar um pouco de $ e um cartão como o Visa Travel Money (www.rendimento.com.br) que você pode usar como débito ou ainda para sacar dinheiro e pagar uma taxa inferior à maioria dos outros cartões (geralmente 2 dólares e 50 centavos por saque).
- Arranjar transporte até a cidade
Existem vários modos de ir até a cidade e o mais vantajoso depende em quantas pessoas você está. Um táxi comum costuma ser de 80 a 100 pesos dependendo em que lugar você está em Buenos Aires. Se você está sozinho, a melhor opção é pegar o Ônibus Manuel Tienda Leon, o equivalente ao Airport Bus Service de São Paulo e similar ao Frescão do RJ. Vire à esquerda ao sair do portão de embarque e dirija-se à tenda com este nome. Lá costuma sair uns 40 euros por cabeça com horários de saída pré-determinados. Independente para onde você vá, vc entrará num ônibus/van até o terminal de Puerto Madero e de lá pegará outra van/carro que te deixará em seu endereço. Há ainda os remis, um táxi mais chique que, desculpe a sinceridade, ainda não vi alguma vantagem. Quem sabe eles possam te explicar. rs Muitas vezes, é mais vantagem comprar já a volta, tanto do Manuel Tienda Leon quanto o do taxi. Verifique esta possibilidade, mas lembre-se que terá de ficar atrelado a datas, horas e lugares de saída conforme o combinado. Só faça isso se tiver seu roteiro MUITO RIGOROSO e nada flexível. Guarde o boleto de qualquer um dos 2, para ter o telefone do local e para conseguir descontos.

No próximo post, abordaremos algumas atrações e lugares bacanas para conhecer na capital do Tango. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário